Pesquisar neste blog:

sábado, 7 de setembro de 2013

QUAL A CERVEJA MAIS RARA DO MUNDO??


Outra pergunta para os adoradores do barco cervejeiro: Qual a cerveja mais rara do mundo? E a mais gostosa?

Segundo nosso companheiro cervejeiro Felipe Menezes, direto do site www.brejas.com,  certamente encontraremos um nome: Westvleteren 12, que é uma uma cerveja belga, de origem trapista, que ao lado de suas irmãs Westvleteren 8 e Westvleteren Blond, são consideradas mitos do mundo cervejeiro.







Ainda segundo Felipe Menezes, "...a Westvleteren é fabricada em um mosteiro da ordem trapista, uma congregação religiosa católica formalmente conhecida como Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância...". 

" Apesar de existirem mais de 170 mosteiros desta ordem pelo mundo, apenas 07 possuem a “licença” para utilização do selo de autenticidade trapista: 06 na Bélgica (Westvleteren, Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort e Achel) e 01 na Holanda (La Trappe)" reitera Felipe.

Outros fatos interessantes: Ela é produzida desde 1838 apenas na abadia de St. Sixtus, no município de Vleteren, região de West Flanders, Bélgica. Dos 30 monges que cuidam do local, menos de 10 se envolvem na produção da cerveja, que é vendida em quantidade suficiente apenas para garantir o funcionamento do local e para realizar algumas obras de caridade. 

Como a sua venda não tem fins lucrativos, não existe escala de produção e nem distribuição: quem quer essa cerveja precisa se deslocar de carro até lá, com dia e hora marcados. E apenas pessoas físicas podem comprá-la, em uma quantidade máxima de 24 garrafas por pessoa.

E quanto se paga por isso?

Diz Felipe Menezes: " Saindo direto da fonte cada garrafa de Westy 12 custa 1,60 euro – algo em torno de 4 reais. Apesar da missão de comprá-la ser bastante árdua até mesmo para quem vai passear na Bélgica (muita gente não consegue pela dificuldade de agendamento e acesso ao local) não é completamente impossível encontrar as Westies por aí..."

Devido a  sua fama, um ou outro local especializado em cervejas consegue algumas de vez em quando, obviamente em pouca quantidade. Também, alguns aficcionados costumam oferecê-las no Ebay e Mercado Livre. Mas prepare o bolso se quiser deliciar uma: nos poucos locais onde são encontradas ela costumam sair algo entre 100 a 150 reais, reitera mais uma vez nosso amigo.

É a melhor?

Como qualquer alimento ou bebida, é subjetivo demais dizer que isso ou aquilo é o melhor do mundo. Existem milhares de cervejas do mundo de todas as qualidades e tipos, e o gosto de cada pessoa é algo muito particular. De qualquer maneira, pegando como referência dois dos mais respeitados sites de avaliação de cervejas no mundo, o Rate Beer e Beer Advocate, a Westvleteren 12 ocupa a primeira e segunda colocações, respectivamente. A Westy 8 também figura na lista, na 13a e 16a posições.

No final das contas, toda a história, tradição e mítica que envolve a Westvleteren – que vai desde a sua singela garrafa sem qualquer rótulo até a grande dificuldade de aquisição – se unem ao seu sabor considerado inigualável para credenciá-la como uma das melhores e mais respeitadas cervejas de todos tempos.

Se é a primeira da sua lista ou não, só experimentando para dizer.

- Créditos -

Felipe Menezes (post participante do Natal Lupulado 2011) do site 
http://www.hominilupulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!