Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

NILTON SANTOS - UM CRAQUE BRASILEIRO


No último dia 16/05, Nilton Santos completou 88 anos. Bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 1962 e precursor da função de lateral, tal qual a conhecemos hoje.


Nílton dos Santos, mais conhecido como Nilton Santos, nascido no Rio de Janeiro em 16 de maio de 1925, foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Após ter feito testes em dois outros clubes, ingressou no Botafogo de Futebol e Regatas em 1947, iniciava assim uma relação que duraria 17 anos (718 partidas e onze gols), interrompida apenas por suas sucessivas convocações para a Seleção Brasileira (75 jogos oficiais e dois gols) e a Seleção Carioca. Após dois anos como jogador profissional do clube carioca, foi convocado para a copa do mundo de 1950, apesar da reserva e da sofrida derrota, o craque participava da primeira de suas 4 copas consecutivas.





O apelido de “Enciclopédia do Futebol” lhe acompanha não sem motivo, inúmeros “causos” envolvem Nilton Santos, desde a salvação da seleção brasileira em 1962, ao cometer um pênalti e dar dois passinhos para fora da área, até o elogio feito pelo meio-campista argentino Nestor Rossi, “naquelas pernas está o melhor futebol do mundo”, na folclórica partida entre Botafogo x River Plate onde teria surgido o grito de “olé” no futebol. Outro episódio que entrou para a história do futebol com o protagonismo de Nilton Santos, foi a mudança de postura na sua posição, aconteceu na copa de 1958, na Suécia, ignorando os gritos do treinador Vicente Feola de “volta Nilton”, o camisa 6 avança, tabela com o meia Mazzola e marca o gol. Atitude extremamente incomum em um tempo onde os laterais não passavam do meio campo e não tinham participação no ataque.


Nilton Santos encerrou sua carreira em 1964, durante o campeonato carioca daquele ano. Eleito pela Federação Internacional de Futebol o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, faz parte da seleção de todos os tempos da FIFA. O ex jogador, hoje sofre de Alzheimer e está internado em uma clínica no Rio de Janeiro, o dia 16 de maio foi escolhido como dia do Botafogo pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em homenagem ao eterno camisa 6.

- CRÉDITOS -

BLOG IMAGENS HISTÓRICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!