Pesquisar neste blog:

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DICAS DE VIAGEM: SANTIAGO/CHILE - VISITA À VINICOLA CONCHA Y TORO


Neste segundo post sobre nossa viagem a Santiago (para o primeiro post clique aqui) vamos compartilhar a bela visita à vinícola Concha y Toro, está entre os passeios favoritos na cidade, a apenas 40 minutos de Santiago

Como amantes de vinho, espumantes e afins, tivemos a oportunidade de visitar recentemente inclusive o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e conhecemos a belíssima Vinícola Miolo, um local muito bem organizado e de excelente qualidade para a produção de vinhos. Mas desta vez, pudemos observar que Concha y Toro é mais que uma vinícola. É uma história.

Muitos blogs e sites que contém dicas de Santiago não recomendam a visita a Concha y Toro, com o argumento de que é a mais comercial e turística de todas as vinícolas do Chile. Mas o que é inquestionável é a qualidade dos vinhos fabricados e toda a especialidade da Viña.

O Chile está entre os maiores fornecedores de vinho do mundo, além de fabricar um dos mais famosos: o Casillero del Diablo.

As visitas à Viña Concha y Toro podem ser realizadas diariamente (exceto feriados), das 10h às 17h. Para chegar ao local é muito fácil e vamos explicar ao fim do post.

O tour mais simples inclui degustação de dois vinhos, visita as vinícolas e adegas, pelo preço de 8.000 pesos chilenos (em torno de R$ 35,00, preços em setembro de 2012). E ainda possui o tour + sommelier, que custa 17.000 pesos chilenos, em torno de R$ 70,00), mas inclui degustação de mais 4 vinhos, ou seja, um total de 6 vinhos, acompanhados de queijos, com direito a uma taça de brinde e tábua de queijos. 

Chegamos logo cedo, e apesar de realizarmos reserva prévia pela internet, confundimos o dia da visita. Mas não foi difícil remarcar o horário, pois a vinícola não encontrava-se muito cheia no dia.

Enquanto você espera pela visita guiada, é fabuloso degustar um café com as famosas e deliciosas empanadas de carne do restaurante do local. 



O tour iniciou-se impreterivelmente no horário agendado, com a presença de uma guia muito carismática.



O tour teve início por um passeio pela propriedade e seus jardins, com a história da família de Don Concha y Toro, descendentes de espanhóis, quando deixaram a Europa e chegaram ao Chile. 


Os jardins e extensões da casa são muito bem cuidados.



Depois, é realizada uma breve visita as viñas, onde a guia explicou sobre os tipos de uvas plantadas, características geológicas, clima e temperatura que impactam cada tipo de uva e qualidade das safras dos vinhos. 






Após, há degustação do primeiro vinho, com explicação sobre suas características.



E por último, a visita às adegas e à famosa Casillero del Diablo, a cereja do bolo de Concha y Toro.



Conta a lenda que nesta adega (Casillero del Diablo) eram guardados os melhores vinhos para consumo da família. Até que um dia, empregados da Vinícola furtaram algumas das garrafas da adega. O patrão, irritado e para evitar novos furtos, alegou que naquela adega morava o próprio diabo. 



A lenda possui força até hoje, e alguns funcionários alegam terem visto sombras perambulando pela adega, além de barulhos inexplicáveis.


A foto abaixo é da real adega da época, onde eram guardados os vinhos da família:


Tour Guiado Marques de Casa Concha (17.000 pesos) finaliza com a degustação de quatro vinhos e queijos, na presença de uma Sommelier





Como chegar:

De metrô, linha 4, azul, até a estação de Las Mercedes, e de lá, siga de táxi (em torno de 3.000 pesos chilenos).

De metrô, do Centro, até a Estação Las Mercedes, é em torno de 1h15min. E o restante, de táxi, em torno de 10minutos.

Reservas:

Para garantir horário e idioma, é essencial que seja realizada a reserva no site.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!