Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VISITA AO ESTÁDIO RCD ESPANYOL - BARCELONA

Durante nossa passagem pela bela cidade de Barcelona, relatamos a inesquecível visita ao Estádio do melhor time da atualidade, o lendário CAMP NOU (clique aqui para saber!!). No entanto, muitos esquecem que a cidade de Barcelona possui 02 clubes na 1 Divisão do Campeonato Espanhol, sendo o ESPANYOL o famoso "primo pobre" de Barcelona.

Como fanático por futebol, não tive qualquer dúvida, seria inaceitável não conhecer o Estádio Cornella-El Prat, com capacidade para 40.500 pessoas.   


O novo Estádio do Espanyol veio substituir o antigo Estádio do Sarriá, que todos brasileiros conhecem bem e foi o local da tragédia brasileira na Copa do Mundo de 1982, onde a seleção brasileira foi eliminada pela Itália naquele antológico 3 X 2.

Uma curiosidade: O Espanyol de Barcelona tem esse nome pois na época de sua fundação contratava apenas jogadores nacionais, ao contrário de outros times, que costumavam contar com britânicos em seus elencos.

Com o fechamento e consequente demolição do Estádio Sarriá em 1997, por problemas financeiros, o Espanyol de Barcelona passou a jogar no Estádio Olímpico de Barcelona, construído para as Olímpiadas de 1992 quando de seu mando de campo.

O novo Estádio foi inaugurado em agosto de 2009 num amistoso contra o Liverpool (vitória do Espanyol por 3 x 0). Possui capacidade para 40.500 espectadores, custou 65 milhões de Euros e é considerado Estádio 4 Estrelas pela UEFA.

Fica localizado entre os municípios de Cornellá e Ell Prat de Llobregat, onde fica o aeroporto de Barcelona. Num primeiro momento tem-se a impressão que o Estádio encontra-se localizado longe da área central de Barcelona. Mas como já dissemos em posts anteriores sobre Barcelona, a cidade é servida por eficiente sistema de metrô e trem. Saimos da Estação Cornellá Centre e chegamos ao Estádio em menos de 15 minutos.

O Estádio fica localizado numa região bastante residencial, tranquila e de fácil acesso a pé.





Chegamos ao Estádio por volta das 13hs num típico dia nublado de novembro. Era semana  data FIFA, sem jogos pelo Campeonato Espanhol e mais uma vez, como no Estádio Santiago Bernabéu quanto no Camp Nou,  não foi possível assistir algum jogo do Espanyol.


A primeira impressão do Estádio é realmente excelente. Bem localizado, amplo Estacionamento, com fachada moderna nas cores do clube e um mosaico muito bonito logo na chegada.






Ao contrário da visita aos Estádios do Real Madrid (Santiago Bernabéu - para saber mais clique aqui) e ao Estádio do Barcelona (Camp Nou - Para saber mais clique aqui), onde inúmeras pessoas permaneciam até em filas para a visitação, no Estádio do Espanyol encontravam-se apenas eu e a Fabiane para o tour naquela tarde.

Antes de comprarmos o ticket para visitação, ao preço de 13 Euros (Cerca de R$ 30,00), visitamos o Memorial do Clube, cuja entrada é gratuita, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do clube, suas principais conquistas, principais jogadores bem como fatos marcantes. Apesar de bem organizado, não chega aos pés tanto do Real Madrid quanto do Barcelona.


  






Iniciamos o tour pelas arquibancadas superiores, acompanhados de um guia bastante prestativo e torcedor fanático do Espanyol. Ao adentrarmos o Estádio é possível constatar que tudo realmente é novo e muito bem cuidado, típico dos melhores Estádios da Europa e muito parecido internamente com a  Arena da Baixada (Estádio do Atlético Paranaense).






Logo após tivemos a oportunidade de conhecer o setor VIP, apenas para convidados especiais do Presidente do clube, onde antes das partidas são colocadas as camisas dos times que jogarão no Estádio bem como a sala do próprio Presidente do Clube.







Continuamos nosso passeio pelas arquibancadas inferiores e tivemos a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a história do clube, no auditório especialmente construído para os visitantes, onde foi repassado um vídeo sensacional com a duração de cerca de 10 minutos, relembrando os momentos mais importantes da história do Espanyol, tudo em 3D.



Encerrando nossa visita, tivemos a oportunidade de conhecer o excepcional gramado do Estádio, bem como os vestiários e por fim, a loja de produtos licenciados do ESPANYOL, pequena mas de ótima qualidade e com decoração nas cores do clube, onde adquirimos alguns adesivos como lembrança.











As atenções da mídia internacional se concentram no FC Barcelona? Sim. Mas a média de público do Espanyol é de matar de inveja muito grande brasileiro. O programa Sóc RCDE conta com 36.000 torcedores. O que pode ajudar a explicar o alçapão em que o novo estádio está se tornando.

Satisfeitos com mais essa visita, torcemos para que os novos Estádios brasileiros estejam no nível dos melhores da Europa e do mundo!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!