Pesquisar neste blog:

terça-feira, 3 de julho de 2012

OS 07 MAIORES TIMES DE TODOS OS TEMPOS

Quais foram os melhores times de futebol de todos os tempos??

Eis a pergunta que não quer calar!!

Pessoalmente e sem medo de errar, o melhor time que vi jogar foi o Barcelona 2008/2012!! Acompanhei tanto o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões de perto e realmente não há concorrentes nos últimos anos ou mesmos décadas!! O toque de bola, a objetividade, o esquema tático, o gênio Messi e os craques Xavi e Iniesta, além de um baita técnico de nome Pepe Guardiola: UM TIMAÇO!!




E olha que tive a oportunidade de assistir a seleção Brasileira da Copa de 1982, o Nápoli de Maradona, Alemão e Careca, o Milan de Van Basten, Rijkaard e Gullit, o Atlético Mineiro de João Leite, Cerezo, Reinaldo e Éder, o Flamengo de Zico, Júnior e Leandro, dentre tantos outros esquadrões!!

O site da revista VEJA publicou interessante matéria enumerando os 07 melhores times de todos os tempos, ao qual reproduzimos abaixo!!

Qual a sua opinião??

1 - SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA DE 1970

- Por que fez história

Porque até hoje é considerada a equipe mais talentosa de todos os tempos, uma mistura única de técnica, criatividade, força e velocidade. O técnico Zagallo tinha vários craques para as mesmas posições. Resolveu montar uma equipe que abrisse espaço para todos os melhores jogarem - Rivellino, por exemplo, virou ponta-esquerda. Além de muito eficaz, o time praticava um jogo bonito e inventivo. 

- O principal jogador

Pelé, em sua última aparição numa Copa, personificava os valores do time. Era completo, reunindo arte, potência, rapidez e habilidade.

- O que conquistou

O inédito tricampeonato mundial, que rendeu ao país a posse definitiva da Taça Jules Rimet - e com direito a goleada na final contra a Itália.



2 - SELEÇÃO DA HOLANDA NA COPA DE 1974

- Por que fez história

Porque revolucionou a tática no futebol - ainda que jamais tenha sido imitada à perfeição. Acredita-se que o esquema da "Laranja Mecânica" - em que nenhum jogador tinha posição fixa, e todos ocupavam os espaços estratégicos do gramado - só tenha sido colocado em prática por causa do alto grau de inteligência dos integrantes do time. A seleção ficou famosa também por causa da marcação sob pressão, que sufocava o rival.

- O principal jogador

Cruyff, o maestro do time, era não só o craque holandês como também o símbolo dessa geração de jogadores brilhantes, versáteis e criativos.

- O que conquistou

Nada. Apesar de ter sido apontada como a melhor seleção da Copa do Mundo (inclusive eliminando o Brasil, perdeu para a Alemanha na final).




3 - SANTOS DE PELÉ

- Por que fez história

Porque colocou em ação o melhor sistema ofensivo de todos os tempos. O lendário ataque santista montado no fim dos anos 1950 era impiedoso: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe cansaram de golear seus adversários pelos placares mais esdrúxulos - marcar cinco ou seis gols era normal. A fórmula simples: ainda que tomasse dois ou três por jogo, o Santos de Pelé raramente ficava sem marcar mais gols que o rival.

- O principal jogador

Pelé, que começou ainda adolescente na equipe e transformou o clube do litoral paulista em uma agremiação conhecida em todo o planeta.

- O que conquistou

Duas Libertadores da América e dois mundiais de clubes, além de vários paulistas, taças Brasil e outros torneios.




4 - REAL MADRID DE DI STÉFANO

- Por que fez história

Porque foi o primeiro a reunir jogadores de diferentes países e escolas futebolísticas e conciliar seus estilos de jogo, dando origem ao primeiro supertime do futebol europeu. Seu ataque contava com dois dos maiores jogadores de todos os tempos: Puskas e Di Stéfano. O resultado era um futebol de talento extremo, baseado na técnica individual e lances brilhantes. Eu seu auge, a equipe madrilenha era praticamente imbatível.

- O principal jogador

Alfredo Di Stéfano, argentino, é o grande nome da história do Real. Artilheiro nato, marcava gols de todas as formas possíveis e imagináveis.

- O que conquistou

Os cinco primeiros títulos europeus (Antiga Copa dos Campeões, atual Liga dos Campeões), além do primeiro Mundial de Clubes de 1960.    





5 - MILAN HOLANDÊS

- Por que fez história

Porque conciliou a força defensiva dos italianos com o talento ofensivo dos holandeses. A equipe já tinha nomes como Baresi e Maldini para sustentar o sistema de marcação, o que tornava o time quase impenetrável. A jogada de mestre foi contratar na Holanda o trio Rijkaard, Gullit e Van Basten, que deu o talento necessário para a equipe brilhar. O time dominou o futebol italiano e europeu mesmo com Maradona jogando no país.

- O principal jogador

Gullit era o grande articulador de jogadas, mas a chave do sucesso do Milan era o extraordinário Van Basten, atacante de qualidade técnica notável.

- O que conquistou

Três campeonatos europeus e dois mundiais, além de cinco campeonatos italianos. Também serviu de base para a seleção italiana dos anos 1990.



6 - SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA DE 1982

- Por que fez história

Porque combinou o estilo bonito e criativo das décadas anteriores com o jogo físico, competitivo e tático do futebol contemporâneo. Telê Santana conseguiu montar uma equipe que seguia todos os mandamentos do jogo moderno - com velocidade, troca de posições, versatilidade e dinamismo - sem perder o brilho e a habilidade de craques como Zico e Sócrates. A seleção de 1982 encantava a torcida e desesperava os rivais.

- O principal jogador

O meio-campo tinha 04 craques: Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico. Mas era o Galinho quem fazia o time brilhar em seus melhores momentos.

- O que conquistou

Nada. Derrotada pela Itália na partida decisiva da fase de quartas-de-final da Copa de 1982, talvez seja o melhor time a não ser campeão Mundial.



7 - O BARCELONA DE MESSI

- Por que fez história

Porque consagrou um estilo de jogo difícil de colocar em prática - e bonito de se ver. No Barça de Messi, Xavi, Iniesta e do técnico Guardiola, o adversário é só um coadjuvante. A equipe controla a posse de bola e troca passes de forma incansável até encontrar o melhor caminho para o gol. Poucas vezes a equipe fica abaixo de 70% do tempo com a bola nos pés. O melhor: os craques do time sabem muito bem o que fazer com ela.

- O principal jogador

Messi pode ser o grande astro, o talento puro, o goleador. Mas o jogador que representa o estilo Barça de praticar futebol é outro: o maestro Xavi.

- O que conquistou

Duas Ligas dos Campeões em 04 anos (com direito a passeio no Manchester United em Wembley) e também dois mundiais de Clubes da FIFA.



VOCÊ CONCORDA??






15 comentários:

  1. Eu sei que vai ter choradeira, mas faltou o Cruzeiro de 2003. Um time que não perdeu pra ninguém nào deveria estar na lista??? Te garanto que se Cruzeiro tivesse na Libertadores, certamente seria campeão mundial também...
    Gomes
    Maurinho
    Cris
    Luizão
    Leandro
    Wendel
    Augusto Recife
    Martinez
    Alex/Zinho
    Aristzabal
    David/Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, francamente! O tom da página revela que se trata de uma análise séria. Não se pretende fazer disso aqui, salvo engano, espaço para patriotadas e arroubos de torcidas apaixonadas ou saudosistas.

      Do contrário, logo surgirá quem diga que o Atlético Mineiro de 1971, o Flamengo de 1980-81 e o São Paulo de 1992-93, tomdos apenas como exemplos, merecem integrar a lista. São todos grandes times, que marcaram seu tempo no cenário brasileiro e mesmo internacional, mas que não chegaram a fazer história no futebol mundial.

      Sinto, mas o Cruzeiro de 2003 foi uma grande equipe, merecedora de todos os títulos que conquistou. Mas só isso.

      Excluir
    2. Lá vai a Maria de Bigode achando que tem time.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      O bando de lixo

      Excluir
  2. Desculpe amigo Felipe, a nível nacional talvez o Cruzeiro de 2003 tenha sido excelente, mas mundialmente falando? Não creio. Ótima lista.

    ResponderExcluir
  3. Voces estão de brincadeira né. Po, e o EXPRESSO DA VITÓRIA. O unico time que conseguiu derrotar o REAL MADRID de Di Stefano. O Vasco dos anos 40 e 50 que colocou o futebol brasileiro no mapa do futebol mundial??

    ResponderExcluir
  4. Excelente publicação, Barath.

    Como toda lista, esta se encontra naturalmente sujeita a críticas e ressalvas. Mas seus escolhidos representam todos, indiscutivelmente, marcos na história do futebol, ao menos na segunda metade do século XX.

    Se você não pretendeu listar os elementos por odem de importância, tanto melhor, pois a hierarquização torna ainda mais difícil a tarefa.

    De qualquer modo, que tal chegarmos a um total de 10?

    Saudações,

    Braga da Rocha

    ResponderExcluir
  5. Faltou o Botafogo de Garrincha que compunha mais ou menos a metade da seleção, teve jogadores como Manga, Nilton Santos, Didi ...

    ResponderExcluir
  6. Faltou o Botafogo de Garrincha que compunha mais ou menos a metade da seleção, teve jogadores como Manga, Nilton Santos, Didi ...

    ResponderExcluir
  7. Acho que faltou o Liverpool e o Milan de Ruud Gullit e Van Basten.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a lista, mas acrescentaria o Liverpool e o Milan de Gullit e Van Basten

    ResponderExcluir
  9. E só agora eu vi que o Milan está na lista, vergonha alheia kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Lista correta.......se fossem 10 acrescentaria o flamengo de zico, o palmeiras parmalat e o galao ronaldinho

    ResponderExcluir
  11. Acho complicado fazer uma lista de seleções mesclada com clubes.
    Melhores clubes de todos os tempos (minha opinião):
    1. Santos de Pelé
    2. Real de di Stefano
    3. Atlético e Flamengo da década de 80
    4. Cruzeiro de Tostão
    5. Botafogo de Garrincha/Milton Santos
    6. Barcelona de Messi
    7. Milan da década de 90 (van basten)
    8. Inter de Falcão
    9. Vasco da década de 50 e Palmeiras de Ademir da Guia
    10. Liverpool da década de 80
    Obs.: O camarada que escreveu Cruzeiro de 2003 sem lembrar do time de 66 merece um tiro.
    Obs.2: Sim, sou saudosista e valorizo o futebol brasileiro.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!