Pesquisar neste blog:

terça-feira, 6 de março de 2012

DICAS DE VIAGEM - DESTINO: ROMA - PARTE 01



Dando continuidade ao nosso "tour" pela Europa, iniciamos série de posts sobre Roma, "o berço da civilização", cortesia mais uma vez do blog Viagens e Vivências.


DICAS DE VIAGEM - DESTINO: ROMA - PARTE 01  


Por Fabiane Teixeira


Voltando à série dos posts sobre nossa viagem à Europa, hoje, falarei sobre a companhia aérea que escolhemos, meio de locomoção na cidade, hospedagem, além de algumas dicas gerais, para que você melhor aproveite sua viagem a Roma.


Sou apaixonada por história, e este foi um dos critérios decisivos para escolha de Roma, como terceiro destino de nosso tour pela Europa.


Imaginava todos aqueles monumentos do Império Romano, lembrava-me do filme "Comer, rezar e amar", no qual Júlia Roberts desfrutava de uma viagem ao mundo dos sentidos, pensava nas pizzas, nas massas, nas músicas, no sotaque pronunciado pelos Italianos, além de que, educada na religião católica, não deixava de imaginar nossa visita à famosa Città del Vaticano. 

É extremamente importante que você prepare previamente todos os detalhes da viagem e roteiro, para não deixar de aproveitar um segundo sequer deste lugar maravilhoso, rico em cultura, aprendizado, os quais transformarão sua viagem, numa experiência única e inesquecível.

Companhia aérea: 

Seguindo o planejamento em Madrid e em Barcelona, optamos por realizar o trajeto Barcelona/Roma de avião, também pela Vueling, que possui voos com valores bem em conta. O valor das passagens aéreas para duas pessoas ficou em 77,98 Euros, incluindo as taxas (preço bastante vantajoso), e o tempo de duração foi de um pouco mais de uma hora. Observe a questão da bagagem, se está incluso no valor da passagem, ou se terá que pagar a parte. O site explica no momento da compra.

Se você optar pela viagem de trem, no site da Rail Europe você encontra os destinos, valores, além da possibilidade de realizar a compra on line.

Traslado Aeroporto/Hotel:


Logo que você sai do aeroporto, inúmeros taxistas, empresas de transportes, etc, te oferecem o serviço, que é bastante caro. Inicialmente, uma senhora nos ofereceu o trajeto por 90 Euros, para os dois, o que protelamos, e ela baixou para 50 Euros, ou seja, 25 Euros por pessoa. Achamos bastante caro, ainda, motivo pelo qual, optamos por realizar o trajeto ônibus até o Centro (SIT - Societá Italia Trasporti), pelo valor de 8 Euros por pessoa, e de lá pegar um táxi até o hotel, que nos custou 10 Euros.


Assim, nosso percurso saiu pelo preço total de 26 Euros, para o casal. Vale muito a pena!!!

Hospedagem:


Como já falei anteriormente, sempre optamos por ficar na Rede Accor de Hotéis, pela sua confiança, conforto, atendimento, e pelos benefícios concedidos pelo Cartão AClub.



Em Roma, ficamos hospedados no Hotel Mercure Roma Corso Trieste, localizado a 3,5 km do Centro, na Via Gradisca, 29 (Veja fotos no site). Ele possui 97 quartos, além de sala fitness e saúna.



A diária para o casal foi de 74,20 Euros, sem café da manhã. Sendo que o café a parte, custava 13 Euros. Optamos por tomar café da manhã fora do hotel.

- Transporte:

Roma, assim como Madrid e Barcelona, contam com um eficiente serviço de transporte público, o qual utilizamos em todos os nossos dias de hospedagem (salvo um dos dias, em que o serviço estava paralisado, devido a uma manifestação dos trabalhadores)

Desta vez, não utilizamos metrô, apenas ônibus público (Metrebus), em torno de 1 Euro a passagem, que possui o mesmo sistema de ticket e validação de passagem (só que menos rigoroso que nas outras cidades. Vimos poucas pessoas que validavam seus tickets).

Restaurantes:

A maioria dos restaurantes é bastante aconchegante, com típico clima italiano. Entretanto, antes de pedir alguma coisa, verifique se o mesmo aceita cartões de créditos, caso seja este seu meio de pagamento. Pois boa parte apenas aceita pagamentos em dinheiro.


Outra dica suprema, é que os restaurantes das ruelas nas proximidades dos pontos mais típicos da cidade são bem mais baratos que nos restaurantes que estão localizados nesses pontos. Por exemplo: os restaurantes da Piazza Novana, ou seja, que estão situados no próprio quarteirão/praça do local, tem preços mais elevados daqueles que estão localizados nas ruas que cortam o local.

Verificamos uma massa simples, spaguetti, que custava 18/23 Euros nos da praça, e, a poucos metros dali, o mesmo prato custava em torno de  11 Euros. E eram muito gostosos e aconchegantes. Recomendadíssimo!!!!!

Chamadas Internacionais:

Para realizar uma chamada internacional, ao invés de realizá-las do hotel, que é extremamente caras, ou de celular, que é ainda mais caro, adquira nas bancas de jornais um bilhete de chamadas. 

Adquirimos um bilhete pelo valor de 5Euros, com quase 400minutos para chamadas fixas para o Brasil. 

Souvenir:

Opte por adquirir souvenirs, etc, em lojas próximas ao local. Os que ficam localizados dentro dos locais, são bastante caros. Por exemplo: dentro do Vaticano, um terço simples custa em média 10 Euros. E nas proximidades, em torno de 5 Euros, do mesmo terço. Então, economize alguns Euros com esta dica.

Clima/Tempo:

Quando visitamos Roma, estava bastante frio, cerca de 2 graus. E a sensação térmica parecia ainda inferior. E não teve chuvas

A maioria dos lugares possuem aquecedor, o que garante o bem-estar no local.

Comece seu dia cedo, por que na época de inverno, ele também termina mais cedo. Às 17horas, o sol se põe, em Roma.

Tickets, bilhetes e ingressos:

A maioria dos tickets, bilhetes e ingressos você adquire pela internet. Desta vez, optamos por não adquirir o sistema Roma Pass, uma vez que, diante da quantidade de locais que visitaríamos, não ficaria vantajoso.

O único bilhete que adquirimos anteriormente foi o do Museu do Vaticano, que falarei posteriormente. Demais tickets, que eram necessários, adquirimos nos locais.

Seguro de Viagem:

Também é necessário o seguro de viagem internacional para visitar Roma/Vaticano.

Tempo necessário para conhecer a cidade:

Sugerimos, no mínimo, 5 dias para conhecer a cidade, apesar de termos feito o passeio em 3 dias. Sendo que é ideal que seja reservado 1 dia para conhecer o Vaticano, a menos que você seja muito religioso, e pretende explorar ainda mais o local. 

Dica final: 

Berço da civilização ocidental, Roma revela-se patrimônio inigualável. Com seus inúmeros monumentos, visitar Roma é esbarrar na História. Nas artes, como não se encantar com a linguagem trazida pelo Renascimento, e com os mestres Donatello, Rafael, Botticceli, da Vinci, Michelangelo???

A cultura é exaltante em Roma. E o ideal é que você leia antes de visitar a cidade sobre cada um de seus pontos turísticos, e assim, degustará da magnitude de cada monumento e construção.

Nos próximos posts, falarei sobre os pontos turísticos, história, valores, endereços, horários, dicas, etc...

Tenho certeza de que se encantarão pela cidade, como nós.

Até logo!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!