Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CINEMA: "O ARTISTA" - SENSACIONAL



Como cinéfilo inveterado, durante o período de férias em Punta Del Este - Uruguai, mesmo estando ao lado de praias maravilhosas, cervejas de ótima qualidade e gastronomia de cair o queixo (publicarei sobre Punta posteriormente), não pude deixar de pesquisar sobre os cinemas localizados no Balneário, pois tratava-se de semana pré Oscar, cuja premiação ocorrerá no próximo dia 26.02.

Punta Del Este possui 02 cinemas, sendo 01 Multiplex com 08 salas no PUNTA SHOPPING, além de 03 salas localizadas no coração da região conhecida como "PENÍNSULA", HOT SPOT do Balneário.

Após uma manhã inteira de visitas e passeios a diversos pontos turísticos de Punta, resolvemos almoçar no PUNTA SHOPPING por volta das 14hs, com hora marcada para a praia Mansa, uma das mais recomendadas do local.

Em PUNTA DEL ESTE o movimento nas praias tem início por volta das 16hs, horário em que os excessos etílicos da noite anterior já estão devidamente metabolizados.

Após o almoço resolvemos conhecer as instalações do Multiplex do Shopping, pertencente à rede CINEHOYTS, possuindo excelente estrutura, contando com Praça de Alimentação, Bomboniere e ótimo espaço físico .    



A vontade de fazer aquele PIT STOP para um filminho era forte, mas daí a grande dúvida: Qual filme assistir se não sou fluente na língua inglesa (Ainda!! rs) e tampouco no espanhol?? (Longe disso!!)

A resposta estava à nossa frente, pois encontrava-se em cartaz o excepcional filme O ARTISTA (EL ARTISTA), rodado em preto e branco e mudo (as poucas cenas legendadas são de fácil entendimento), concorrente ao Oscar em 10 categorias, dentre elas MELHOR FILME, MELHOR ATOR E MELHOR DIRETOR.


Efetuamos a compra dos ingressos a 200 Pesos Uruguaios cada (R$ 20,00) para a sessão das 1655hs.




Felizmente o cinema encontrava-se lotado apenas para outros filmes em cartaz e com muita tranquilidade adentramos à sala 08 para o início da sessão.

As salas são muito parecidas com as do Diamond Mall/Belo Horizonte e não possuem sistema de reserva de assentos. No entanto são de boa qualidade e plenamente aprovadas.



Antes do início do filme a pergunta que não queria calar: Seria possível um filme francês/americano de sucesso e qualidade rodado em preto e branco e mudo em pleno século 21 e com a concorrência 3D??

Apesar do filme apresentar boas recomendações da crítica especializada, ainda pairava essa dúvida, que foi dissipada em menos de 5 minutos.

Trata-se de uma obra prima, uma homenagem sem igual ao cinema dos anos 30 (mais precisamente no período de 1927 a 1932), que retrata com harmonia e maestria  a chegada do som ao cinema, anteriormente dominado pelas produções mudas, resultando na decadência de vários astros da época, dentre elas o personagem vivido pelo excepcional Jean Dujardin e mostra a ascendência de uma atriz do cinema falado (Bérénice Bejo).

Tudo no filme é perfeito: a apresentação, montagem, atores e direção, além da trilha sonora (magnífica!!).

O roteiro é um deleite para os amantes do cinema!!!  Um presente sem igual para os apreciadores da sétima arte, este é um daqueles filmes em que 2 horas parecem 30 minutos e onde saímos com um sorriso largo no rosto após a última cena. (que diga-se de passagem é muito bacana!!). É um filme que deve agradar até quem nunca teve contato com qualquer outro filme do gênero.

A propósito, ao final do filme  todos os espectadores se uniram em uma calorosa salva de palmas, muito comum nos anos 30 ao final das sessões de cinema e hoje praticamente inexistente. 

Não é a toa que o filme venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, onde estreou, recebendo 06 indicações ao globo de Ouro, vencendo em 03 categorias (Filme - Comédia ou Musical, Trilha Sonora, Ator - Coméida ou Musical) e é candidato fortíssimo ao Oscar de Melhor filme deste ano. 

Uma experiência inesquecível envolvendo um filme sem igual!!

Vale a pena conferir!!

- Ficha Técnica -

Diretor: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Joel Murray, Bitsie Tulloch, Ken Davitian, Malcolm McDowell.
Produção: Thomas Langmann, Emmanuel Montamat
Roteiro: Michel Hazanavicius
Fotografia: Guillaume Schiffman
Trilha Sonora: Ludovic Bource
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: França/ Bélgica
Gênero: Drama
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: La Petite Reine / uFilm / JD Productions
Classificação: 12 anos



2 comentários:

  1. Excelente filme, excelente experiência!
    E claro, excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bará!
      Concordo contigo, o filme é uma obra prima.
      Hugo Cabret e O Artista são os favoritos ao Oscar.
      Afinal, são duas homenagens às raízes da sétima arte.
      E acho que O Artista levará a estatueta de melhor filme.
      Justamente pela ausência proposital de recursos na película.
      O fato do filme ser mudo e em preto e branco mostra seu valor.
      Afinal, o trabalho é maior para o diretor, atores e técnicos.
      Att.,
      Marcelo Brandão

      Excluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!