Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CINEMA: AS MAIORES INJUSTIÇAS DA HISTÓRIA DO OSCAR



A edição de fevereiro deste ano da revista MUNDO ESTRANHO publicou interessante matéria sobre as maiores injustiças da história do OSCAR, após pesquisa junto a grupo de professores, jornalistas e críticos de cinema, ao qual compartilhamos abaixo.

Relembrando que no próximo dia 26 de fevereiro a entrega do OSCAR será exibida pelo canal TNT às 2030hs.

Façam suas apostas!!

1 - ROCKY, UM LUTADOR contava a história de um azarão nos ringues e viveu uma trajetória semelhante na vida real em 1977. Inexplicavelmente, o drama apelativo de Sylvester Stallone roubou a estátua de melhor filme de TAXI DRIVER, a paranóica obra que cimentou a fama e o estilo único do diretor Martin Scorsece.

Opinião do Blogueiro: De maneira impressionante o ator Sylvester Stallone foi indicado ao OSCAR de melhor ator (Graças a Deus não levou!!).  Rocky, Um Lutador é um bom filme, nada mais que isso!! Compará-lo com o irônico, esquizofrênico e polêmico TÁXI DRIVER é no mínimo uma brincadeira de péssimo gosto. As atuações de Robert De Niro e Jodie Joster (então com 14 anos) são espetáculo a parte!!



2 - O italiano Roberto Benigni sagrou-se melhor ator em 1999 em cima de Tom Hanks (O Resgate do Soldado Ryan), Edward Norton (A Outra História Americana) e Ian McKellen (Deuses E Monstros). Ma Como?

Opinião do Blogueiro: A Vida é Bela, filme que deu a Roberto Benigni o prêmio, também venceu a estatueta de melhor Filme Estrangeiro (um belo filme por sinal!!). Mas na minha opinião a atuação de Edward Norton em A Outra História Americana é de longe a merecedora do prêmio à época!!


3 - Em 1980, um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, APOCALYPSE NOW, de Francis Ford Coppola, foi derrotado pelo manipulador drama familiar Kramer vs Kramer

Opinião do Blogueiro: Não há muito o que falar, na minha opinião APOCALYPSE NOW encontra-se não apenas entre os melhores filmes de guerra de todos os tempos, mas entre os melhores FILMES de todos os tempos!!


4 - Cidadão Kane, de 1941, quase unanimidade entre críticos e historiadores, revolucionou a linguagem do cinema. Mas a Academia preferiu o pouco criativo e meloso Como era Verde o Meu Vale.


Opinião do Blogueiro: Alguém já ouviu falar de COMO ERA VERDE O MEU VALE?

5 - STANLEY KUBRICK dirigiu só 16 filmes. 04 estão entre os 100 mais importantes da história, segundo o American Film Institute (Spartacus, Laranja Mecânica, 2001 - Uma Odisséia no Espaço e Dr Fantástico). Quantos OSCAR ele ganhou em vida?? ZERO!!


Opinião do Blogueiro: Tive a oportunidade de assistir o inovador 2001, o polêmico Laranja Mecânica e o excepcional SPARTACUS. Realmente mais uma das decisões da Academia que ninguém consegue entender!!

6 - 02 gênios em seus respectivos campos que também tiveram uma longa carreira e nenhum troféu como Diretor: O mestre do suspense Alfred Hitchcock e o rei da comédia Charlie Chaplin. Mas levaram prêmios honorários ou pelo conjunto da obra.


Opinião do Blogueiro: Tive a oportunidade de assistir apenas 03 filmes do mestre Hitchcock (Janela Indiscreta, Pscicose e Os Pássaros) todos filmes excelentes!! Alfred Hitchcock foi indicado 06 vezes ao Oscar pelos filmes Rebecca (1940), Lifeboat (1944), Spellbound (1945), Rear Window (1954) e Psycho (1960), como diretor; e Suspicion (1941), como produtor. Uma pena o  não reconhecimento em vida de tão vasta obra. Entre os filmes de Charlie Chaplin tive a oportunidade de apenas "degustar" TEMPOS MODERNOS e O GRANDE DITADOR. Ambos gênios!! E muitos gênios somente são reconhecidos depois de sua partida!! 

7 - Notícia ruim para os brasileiros!! Em 1999, Fernanda Montenegro, que concorria como melhor atriz por CENTRAL DO BRASIL, viu subir ao palco a insossa GWYNETH PALTROW (Shakespeare Apaixonado). A loira ainda derrotou Cate Blanchett e Meryl Streep!!

Opinião do Blogueiro: Na minha opinião realmente houve uma grande injustiça no ano de 1999, no entanto a merecedora do prêmio seria Cate Blanchett pela excepcional atuação no filme ELIZABETH.





8 - Ang Lee levou a estatueta de direção pelo sensível O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN em 2006. Mas o título de melhor filme foi para CRASH - NO LIMITE. A Academia foi acusada de preconceito, já que BROKEBACK abordava um romance homossexual.

Opinião do Blogueiro:  Com ou sem preconceito, CRASH é muito mais filme que O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN. 



9 - Os épicos ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE e OS DEZ MANDAMENTOS testemunharam uma aventura cômica bem chinfrim. A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS, embolsar o prêmio máximo em 1957. Hoje ninguém nem lembra que filme é esse.

Opinião do Blogueiro: Tive a oportunidade de assistir OS DEZ MANDAMENTOS cerca de 15 anos atrás e A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS cerca de 10 anos atrás. Não há comparação, OS DEZ MANDAMENTOS é muiiiitooooooo melhor!! 



Você concorda????


2 comentários:

  1. Oi, Barôido!
    A academia cometeu várias injustiças.
    Além dessas que citou, há o machismo.
    Contra as divas do cinema, por exemplo.
    Como Marilyn Monroe, Marlene Dietrich.
    Rita Hayworth, Greta Garbo e Kim Novak.
    Essas musas nunca receberam a estatueta.
    Há o preconceito contra alguns atores.
    Antigos: Richard Burton e Cary Grant.
    Novos: Jonh Malkovich e Johnny Deep.
    Nenhum deles chegou a levar o prêmio.
    Diretores, então, a lista é enorme.
    Fellini, Kurosawa, Truffalt, Godard.
    Chaplin, Brian de Palma, dentre outros.
    Cordial abraço,
    Marcelo Brandão

    ResponderExcluir
  2. Eu acho mais que injustiça a Reese Witherspoon ganhar da Charlize Theron e a Jennifer Lawrence ser indicada.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!