Pesquisar neste blog:

sábado, 10 de dezembro de 2011

SÓCRATES: HOMENAGEM E SUA PASSAGEM PELO FLAMENGO EM 1986/87...



Confesso que, como amante do futebol, nunca tive vontade ou curiosidade em acompanhar a trajetória do jogador Sócrates, seja no Corinthians onde foi ídolo, Fiorentina ou qualquer outro clube, diferente de Reinaldo no Atlético Mineiro, Zico no Flamengo ou Maradona no Nápoli. E olha que estamos falando do Sócrates, aquele da seleção brasileira, do Corinthians e Fiorentina!! 



Nem mesmo na época da  conhecida Democracia Corintiana, aquele movimento surgido na década de 80  liderado por Sócrates, Wladimir, Casagrande dentre outros jogadores onde as decisões importantes, tais como contratações, regras da concentração, entre outros eram decididas pelo voto, sendo assim uma forma de autogestão, me estimularam a  acompanhar de perto a trajetória do Doutor. 



Mas reconheço que foi um grande jogador e mais: fazia parte daquela seleção brasileira de 1982!!


Da seleção brasileira que contava com Valdir Perez, Leandro, Luisinho, Oscar e Júnior, Falcão, Cerezo e Zico, Éder e Serginho Chulapa. 


E foi o autor daquele primeiro gol (golaço!!) contra a União Soviética na vitória por 2 a 1 na estréia da seleção naquela Copa. 


Abaixo um vídeo para ver e rever muitas vezes.




Eu tinha 8 anos de idade, colecionava o álbum de figurinhas do NARANJITO e naquele momento passava a gostar realmente de futebol, e o Sócrates fazia parte daquele timaço!! 


Então, nobres amigos, não dava mais para esquecer o "Doutor", que ainda naquela Copa fora o autor de um belo gol na derrota para a Itália por 3 a 2, jogo que merecerá um post do blogueiro posteriormente.


Abaixo a bela jogada e o lindo gol do "Magrão".




Lembro ainda do Sócrates na Copa de 1986 no México, com aquela faixa na cabeça, autor do primeiro gol da seleção contra a Espanha na estréia.



Mas lembro também da sua displicência na cobrança do primeiro pênalti na decisão das quartas de final contra a França.

O vídeo abaixo relata a derrota e eliminação do Brasil pela França em 1986, além das cobranças de pênaltis.


Sócrates foi eleito em 1983 o craque sul-americano. Em 2004, foi apontado pela Fifa como um dos 125 melhores jogadores vivos da história e considerado por CNN, "World Soccer" e "Placar", como um dos maiores de todos os tempos, pela elegância, toques de calcanhar, gols de falta, de cabeça e de fora da área, além de seus passes precisos.



Acompanhei ao longe sua vida fora dos gramados, como ativista do movimento DIRETAS JÁ, articulista da revista Carta Capital, seu envolvimento na política e eventualmente como comentarista de futebol. Meses atrás até o acompanhei no programa Cartão Verde da TV CULTURA.


Infelizmente, por problemas decorrentes do alcoolismo, o "Magrão" veio a falecer no último domingo dia 04 (domingo) em decorrência de um choque séptico. O mundo do futebol ficou de luto, inclusive este blogueiro!!


Como homenagem, e tentando fugir do lugar comum, vamos falar um pouco sobre a passagem de Sócrates pelo Flamengo nos anos de 1986 e 1987, após curto período sem muito sucesso na Fiorentina/ITA. Muitos desconhecem essa fase da carreira do jogador, que jogaria mais uma vez ao lado do amigo e craque Zico, numa apresentação bastante  aguardada e divulgada pela imprensa em geral.




Sócrates jogou pelo time do Flamengo no período de 27/01/86 a 11/03/87, totalizando 20 jogos e 05 gols, chegando ao rubro negro carioca aos 32 anos de idade.


Abaixo vídeo do primeiro treino de Sócrates e Zico juntos no Flamengo.




O primeiro jogo pelo rubro negro ocorreu no dia 27/01/86, entre Flamengo X  West Raffa Club (BAHREIN), vitória do Flamengo por 3 a 1 e o último jogo no dia 11.03.87 na derrota por 2 a 0 contra o time do Porto ALegre (RJ). 


Neste link o resumo dos jogos e gols do Magrão pelo time rubro negro.

Vejamos o primeiro gol de Sócrates pelo Flamengo na goleada de 4 a 0 contra o Goiás em 1986.






Abaixo foto do time base do Flamengo no período, que viria a ser campeão da Copa União em 1987.




Com o condicionamento físico já aquém do esperado e seguidas contusões, Magrão não teve destaque no Rubro-Negro.


Existia a expectativa da formação, ao lado de Zico, de uma das duplas mais badaladas da temporada de 1986, todavia, conseguiram atuar juntos apenas em 03 partidas, já que ambos viveram um ano nefasto e repleto de contusões, de forma que quando um deles tinha condição de jogo, ocasionalmente o outro estava entregue ao departamento médico. 

Vejamos o primeiro jogo de Zico e Sócrates juntos pelo Flamengo na goleada de 4 a 1 contra o Fluminense em 1986.




Ainda sim, ambos foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa de 1986.   


Em 1987 Sócrates se desligou do Flamengo sem conseguir cair nas graças da  torcida e sem conseguir um acordo salarial com os dirigentes rubro-negros, o que foi fato determinante para a sua rescisão contratual. 


Mas antes de encerrar a carreira, o "Doutor" ainda passou pelo Santos, onde ficou até 1989. 


Sócrates, Magrão, Doutor:


VALEU!!





Créditos:


http://www.flamengo.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_(futebolista)
http://www.corinthianstpt.com/2009/01/histria.html
      




3 comentários:

  1. Sócrates é a prova viva de que o jogador tem que se cuidar. Com 32 anos ele já não atuava mais em alto nível. Valdo, por exemplo, jogou até os 40 de igual pra igual com jogadores de 20.

    Muito bacana o post e eu mesmo, também amante do futebol, não sabia que Sócrates tinha sido jogador do Flamengo.

    Em 1987 foi o ano da polêmica entre o título brasileiro entre Sport Recife e Flamengo. Sócrates deixou o clube no início deste ano, mas ele chegou a jogar algum jogo deste campeonato?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não!! Sócrates deixou o Flamengo em 11.03.1987 e o primeiro jogo do Flamengo na Copa União daquele ano foi em 13.09.87 (Ficha abaixo)

    Jogo: Flamengo 0 x 2 São Paulo
    Competição: Campeonato Brasileiro - Copa União
    Data: 13/09/1987
    Estádio: Maracanã
    Time: Zé Carlos, Jorginho, Guto, Zé Carlos II, Aldair (Leonardo), Andrade, Flavio (Zinho), Zico, Renato, Nunes e Bebeto.
    Público: 25.603

    ResponderExcluir
  3. É BARÁ....
    Você sabe que não sou entendedor de futebol.
    Mas mesmo assim arrisco elegiar sua matéria.
    Também colecionei o álbum daquele chiclete.
    Sim, o PING PONG com a figura do LARANJITO.
    Um fato sempre me intrigou sobre o DOUTOR.
    O jogador era bem alto e tinha pés pequenos.
    Segundo a mídia, calçava apenas trinta e nove.
    Vai ver que por isso desenvolveu aquele toque.
    Forte abraço,
    Marcelo Brandão.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!