Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CERVEJA - PRAZER ÚNICO...





Aos nobres amigos...


Um dos principais motivos que me estimularam na criação deste Blog foi a possibilidade de compartilhar com todos vocês a experiência de degustar cerca de 105 tipos de cerveja das mais diversas localidades do mundo e dos mais diversos tipos durante os anos de 2010 e 2011,  desde cervejas comerciais e artesanais brasileiras até cervejas oriundas dos países mais longíquos  como Haiti, Sri Lanka e Vietnã. 

Durante cada degustação verifiquei que realmente o processo de fabricação de uma cerveja é uma arte e quando bem harmonizada estamos diante de um dos bons prazeres da vida. 

Para cada post estarei apresentando individualmente as cervejas as quais tive a oportunidade de degustar, repassando sua ficha técnica , além da  minha avaliação pessoal e sugestões para harmonização...


Outros assuntos interessantes também serão abordados nesse blog, como viagens, histórias interessantes do futebol mundial, gastronomia, bares dentre tantos outros que fazem de nossa vida um prazer sem limites. 

Para início de conversa, vamos definir o que é uma CERVEJA:

"Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas"

Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante. Abaixo pequeno resumo:

1 - LAGER:

As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis, por exemplo, por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.

Originárias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.

Os sub-tipos de Lager estão a seguir:

1.1 PALE LAGERS

Estamos perante o estilo mais mal amado dos conhecedores de cerveja e não sem uma certa razão!! As Pale Lager são o estilo de cerveja mais popular e consumido no mundo, sendo que a maior parte das cervejas deste tipo se baseiam nos 03 exemplos clássicos deste gënero (Carlsberg, Heineken e Budweiser). Sua cor é, habitualmente, amarela clara e muito transparente, com alto teor de gás e uma porcentagem de álcool que varia entre os 4% e os 6%, ou seja, o que vocë mais bebe por aí.  







São tantos sub-tipos que fica quase impossível decorar todos, portanto listaremos os mais facilmente encontrados: 

1.1.1 PILSNER


A Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Também chamadas de Pilsener e Pilsen. Podem aparecer em 2 estilos um pouco diferentes, principalmente devido à escola: 


- Bohemian/Czech Pilsner, representada pela Pilsner Urquell e Budweiser Budvar/Czechvar, ambas Tchecas e meio difíceis de encontrar; 


- German Pilsner, facilmente encontradas nas representantes Bitburger, Warsteiner, Konig Pilsener, Spaten Pils. 







1.1.2 AMERICAN LAGER: 


Cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para serem bebidas bem geladas. É o tipo das cervejas mais populares dos Estados Unidos, com exemplos como Budweiser, Coors e a australiana Foster's. A maioria das cervejas populares no Brasil, como Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica, são American Lagers, mesmo que elas se intitulem no rótulo e descrição no verso como Pilsen, talvez até devido a convenção nacional para a classificação de cervejas. 






1.1.3 PREMIUM: 


Cervejas um pouco mais lupuladas e mais maltadas que as Standard Lagers, tem como exemplos a Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft, facilmente encontradas. Aqui no Brasil, são representadas pela Cerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra, Gold e outras variações das marcas mais conhecidas. Mas cuidado. Em alguns casos a palavra Premium vem sendo usada para diferenciar cervejas que suas cervejarias desejam promover em especial, não sendo necessariamente uma Premium de verdade. Em alguns casos, pode simplesmente significar Lagers com graduação alcoólica acima de 5%. 




1.1.4 LITE:  


Variação ainda mais leve que a American Lager, oferecida muitas vezes sob o nome Light ou Lite. 


1.1.5 DORTMUNDER EXPORT


Variação da Pilsner com menos lúpulo, mais suave, feita em Dortmund em 1873.


1.1.6 HELLES:

Outra variação com menos lúpulo, mais maltada, feita em Munique. Marcas conhecidas são Löwenbräu Original, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original e Hofbräu München Original.

1.1.7 DRY BEER:  


Originária do Japão, tem a maior parte do açúcar convertido em álcool devido ao longo período de fermentação. Por isso e por seu sabor suave é chamada de seca. 

1.1.8 SPECIAL:  


Um tipo mais forte e encorpado, Fica entre a Helles e a Bock em termos de sabor e força. 

1.1.9 RADLER


Qualquer Pale Lager misturada com uma limonada típica alemã, chamada de Zitronenlimonade. Geralmente a proporção cerveja/suco é de 50/50 ou 60/40.

No próximo post estaremos analisando as cervejas DARK LAGERS

Créditos:
  1. www.cervejasdomundo.com
  2. www.wikipedia.com
  3. www.gastronomias.com
  4. www.bjcp.org

4 comentários:

  1. Fábio,

    Muito bom o blog Tenho me aventura pelas cervejas especiais também.

    Grande abraço

    Trant

    ResponderExcluir
  2. 1ª seguidora !!!! Uhuuul....

    Fabio, o blog ficou ÓTIMO!!!! Parabéns e bem vindo ao mundo dos blogueiros!!!!

    ResponderExcluir
  3. QUE ISSO, BARÁ!
    PARABÉNS PELO NOVO BLOG!
    Não postei antes, porque estava bloqueado.
    Agora que você liberou o post, fica fácil.
    Bacana a dica da LAGER (Leia-se "LAGUER").
    Brasileiros, em geral, gostam desse tipo.
    Entre as citadas, prefiro PILSNER e HELLES.
    Uma curiosidade sobre a Weihenstephaner:
    (Por aqui, pronuncia-se "VARRAINESTEFAN")
    É a cerveja comercializada mais antiga.
    A origem remonta há quase mil anos(1040).
    Cordial abraço,
    Marcelo Brandão.

    ResponderExcluir
  4. Boa iniciativa, há tempos que observamos no facebook essa sua paixão por cervejas. Aprecio muito a Heineken. Vou acompanhando aqui!

    Vagner Lima

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!